Conheça algumas atividades realizadas na Unidade Nova Lima no 2º semestre de 2023.

Olimpíadas do Conhecimento*

11 medalhas de ouro, 10 de prata, 5 de bronze e 26 honras ao mérito na Olimpíada Nacional de Ciências – ONC.

6 das nossas equipes chegaram à semifinal da 15ª ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil. Nossas alunas Giovana, Isabela e Mariana conquistaram a medalha de honra ao mérito na grande final.

Concurso Canguru de Matemática: recorde de 648 participantes e 421 medalhistas, sendo 49 ouro, 93 prata, 143 bronze e 136 honra ao mérito.

Mais de 400 estudantes participaram da Maratona Agostiniana de Redação 2023.

CoRA – Competição de Robôs Autônomos da UFMG: em sua 10ª edição, categoria avançada, nossos estudantes conquistaram o 1º, 2º e 3º lugares, além de receberem o prêmio de melhor design.

Olimpíada Mirim – OBMEP: 120 medalhistas, 12 medalhas de Ouro, 36 medalhas de Prata e 72 Medalhas de Bronze.

*Todas as Unidades do Colégio Santo Agostinho

Escola Viva

Mês Agostiniano: ComPaixão – Celebração, reflexão e fortalecimento dos preciosos ensinamentos de Santo Agostinho. O Mês Agostiniano foi permeado por diversos momentos especiais com colaboradores, pais e alunos do Colégio.

Santo Agostinho meu amigo, meu irmão!: as crianças e famílias da Educação Infantil foram convidadas a conhecer mais sobre a vida e a história de Santo Agostinho, participando da peregrinação dos bonecos de pano de Santo Agostinho e de Santa Mônica, que visitaram as famílias do segmento.

SISAN: o Colégio foi palco do SISAN – Simulação Interna Agostiniana. O evento, organizado pelos estudantes do 9º ano e Ensino Médio, reuniu professores, alunos do Colégio e de diversas instituições de ensino.

Festa do Ex-Aluno: o mundo dá voltas e, quando ele nos leva a reencontrar velhos amigos e a reviver boas recordações, é motivo para celebrar e compartilhar as melhores memórias!

1º Encontrão da Catequese: momento de oração, partilha e formação para os catequizandos. Juntos, famílias e catequistas reuniram-se para um momento de espiritualidade e aprofundamento bíblico.

Jornada das Profissões – Expedição Bem na Vida: evento unificado que promoveu integração e partilha de saberes. Universidades estiveram presentes com estandes cheios de informações e ações divertidas.

Gincana da Amizade: as crianças da Educação Infantil e do 1º ano vivenciaram uma experiência única, repleta de cores, diversão e aprendizado. Por meio dos jogos, as crianças se exercitaram e aprenderam lições valiosas, como a importância da cooperação e união.

Educação no trânsito: a meninada do Maternal II está refletindo sobre a gentileza no trânsito e já sabem a importância de respeitar os sinais de trânsito. O “Faz de conta” foi com os triciclos e a pista do pátio emborrachado se transformando em uma cidade, com semáforo, pedestres e várias dicas sobre regras de circulação.

Missa em Ação de Graças: celebração do encerramento das aulas para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, que partirão para novos desafios fora do Colégio.

Dia da Consciência Negra: para reflexão sobre a necessidade do fortalecimento das práticas antirracistas em nosso país, foram realizados, com as turmas Colégio, momento cívicos, fazendo memória à data. O tema foi tratado de forma a atender a compreensão de todos alunos, considerando as idades e segmentos escolares.

Redes sociais: o Núcleo de Referência da Cultura da Paz (NRCP), junto com Eduardo Giesbrecht, Defensor Público de Minas Gerais, fez uma reflexão preventiva no cuidado das relações no ambiente virtual com os alunos do Fundamental II. O uso consciente das redes sociais, segurança de dados e prevenção de crimes cibernéticos foram temas abordados durante a conversa.

Cuidados com a Casa Comum

Reutilizar: os alunos do maternal III visitaram os colegas do 2º período da EI e da 3ª série do EM, apresentando o projeto ‘Reutilizar é colher um mundo melhor’, em parceria com o GTEIAS. Os pequenos mostraram como cuidar da natureza, utilizando garrafas retornáveis de vidro, além de criarem novas formas de utilizar garrafas pet.

Horta na Escola: a meninada do 1º período fez uma visita à horta do Colégio. Foi um verdadeiro mergulho nos sentidos! Os alunos puderam observar, tocar e sentir a vida ao nosso redor, ampliando o conhecimento sobre o mundo e sobre o papel do ser humano na proteção do planeta.

Eco Guerreiros: o 3º ano da ETI desenvolveu o projeto interdisciplinar “Eco Guerreiros, guardiões da natureza de Nova Lima” que tem como direcionamento a ética do cuidado: cuidar de si mesmo, cuidar das pessoas e cuidar do planeta. As crianças participaram de desafios cooperativos relacionados ao cuidado, entendendo que todos se complementam.

Jornada ASG: no 2º semestre lançamos a Newsletter ASG com o objetivo de levar à toda comunidade educativa o que de mais importante tem sido realizado por nós na busca por transformações efetivas em benefício da sociedade, do meio ambiente e para uma gestão educacional mais eficaz.

Gestão de Resíduos 2023: avançamos para uma atuação sólida que identifica, mede, registra e destina corretamente os resíduos gerados em cada uma das Unidades. Resultado consolidado de 2023 até outubro com contribuição de todas as Unidades do Colégio Santo Agostinho e Escolas Sociais: Reciclagem: 23,8 Toneladas de papel e plástico – Compostagem: 26,7 Toneladas resíduos orgânicos.

Generosidade que transforma

Agostinianos Presentes na Comunidade: o Colégio, em parceria com o Grêmio Estudantil e o GTEIAS, realizou um Workshop de Questões do ENEM, com a participação de alunos do EM da Escola Est. Augusto de Lima. A experiência foi enriquecedora para todos, que  representam a Juventude de Nova Lima.

Mês das Crianças: “A orientação é sempre o melhor caminho”. Esse é o lema da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) que promoveu, juntamente com o Colégio, uma campanha de arrecadação de brinquedos e outros itens infantis.

Voluntariado: neste ano, somamos 15.642 horas de atuação em projetos sociais. São quase 800 estudantes voluntários espalhados pelas Unidades do Colégio Santo Agostinho e EPSA. Nosso Programa de Voluntariado é conectado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que são ligados a três eixos de atuação: educação, ecologia integral e territorialidade.

Entrega dos certificados de participação: neste ano, somamos 15.642 horas de atuação em projetos sociais. São quase 800 estudantes voluntários espalhados pelas Unidades do Colégio e EPSA.

Internacionalização

Canadian High School Graduation: a formatura das turmas do Programa do Colégio Santo Agostinho, unidades Belo Horizonte e Nova Lima, foi realizada no Teatro Santo Agostinho, em uma cerimônia emocionante.

Visita canadense: recebemos a visita do Cônsul Geral do Canadá, François Jubinville, e do Adido Comercial do Canadá, Franz Brandenberge. Essa conexão especial é fruto de uma parceria duradoura com a província de New Brunswick, que desde 2015 confere formação internacional aos nossos estudantes do Programa Canadian High School.

Programa Canadense: recebemos a visita de Jenny Fawcett, analista pedagógica da equipe da Atlantic Education International – AEI, órgão governamental canadense com o qual possuímos parceria desde 2015. Por mais um ano, o Colégio reafirma sua excelência no programa canadense, ampliando as possibilidades de escolhas e atuação de nossos alunos no Brasil e no mundo!

Canadian High School: os alunos do Programa participaram da corrida de Terry Fox, na Lagoa Seca, engajados nessa tradição canadense, envolvendo escolas de todo o mundo, unidas para arrecadar fundos para pesquisas sobre o câncer.

Aldeia em Ação

Papo Aberto: o Programa de Convivência Ética, realiza sistematicamente um trabalho preventivo a qualquer tipo de violência, com ações estruturadas dentro do planejamento pedagógico. E numa das ações foi realizado um Papo Aberto com a presença do Departamento da Família da Polícia Civil de Minas Gerais, com o tema “Riscos para crianças e adolescentes na Internet”.

Paixão pelo Esporte

Jogos da Amizade: evento reuniu as turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, promovendo atividades esportivas para os alunos dessas séries, incentivando o movimento, a torcida, o espírito de equipe e o fair play.

Jogos Escolares: nossos atletas brilharam nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), a maior competição escolar do estado, e voltaram para casa com medalhas e, claro, com muito aprendizado e alegria!

Arte e Cultura

Coralitos: No dia 16 de setembro estreou o Coralitos, nome afetivo do Coral Infantil de Nova Lima. As crianças, de 8 a 10 anos, apresentaram um repertório variado e contemporâneo, trazendo brilho para o DNA – Dia de Novos Alunos no Colégio.

Semana de la Hispanidad: com o tema: “¡Soy loco por ti, América!”, o evento teve várias atividades, culminando com um Show de Talentos, unificando alunos e colaboradores das quatro Unidades do Colégio. O palco para as apresentações foi o Teatro Santo Agostinho e o valor arrecadado no evento foi doado para duas instituições parceiras do Colégio.

Contato

Fale com a gente! Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.