Conheça algumas atividades realizadas na Unidade Contagem no 2º semestre de 2023.

Olimpíadas do Conhecimento*

ONC: 11 medalhas de ouro, 10 de prata, 5 de bronze e 26 honras ao mérito na Olimpíada Nacional de Ciências – ONC.

Concurso Canguru de Matemática: recorde de 648 participantes e 421 medalhistas, sendo 49 ouro, 93 prata, 143 bronze e 136 honra ao mérito.

Maratona Agostiniana de Redação: recorde de mais de 400 estudantes participantes da Maratona 2023.

Olimpíada Mirim – OBMEP: 120 medalhistas, 12 medalhas de Ouro, 36 medalhas de Prata e 72 medalhas de Bronze.

*Todas as Unidades do Colégio Santo Agostinho

Escola Viva

Certificação do Voluntariado: os estudantes do Voluntariado Agostiniano receberam os certificados por seu trabalho de entrega e amor nos projetos do grupo.

Rali do Conhecimento: com muito trabalho em conjunto e resolução de conflitos,  as equipes participarem de circuitos que contemplavam todas as áreas do conhecimento.

Ginástica: a equipe de Ginástica brilhou em uma apresentação do Shopping Partage, demonstrando todas as suas habilidades!

Semana das Crianças: muita diversão com oficina de picolé, dia da fantasia, recreio estendido, jogos e muita alegria!

Dia de Novos Alunos: um dia especial, feito para acolher as famílias e estudantes que farão parte da nossa Escola em 2024!

Agostinho em Família: crianças e famílias aproveitaram o espaço escolar, interagindo, apreciando os resultados de trabalhos e desfrutando de uma programação especial!

Foco na saúde: durante uma semana, os estudantes coletaram a quantidade de açúcar dos processados que traziam no lanche. Esse movimento fez com que repensassem seus hábitos alimentares.

Descobrindo Contagem: os estudantes se percebem como partícipes da vida social, observando, reconhecendo e fazendo uso consciente dos espaços de convivência urbanos.

Changemaker: a participação de nossos estudantes foi de destaque. Por meio do tema dos ODS’s da ONU, elas criaram vídeos que demonstraram suas habilidades acadêmicas e sociais.

Dia do Amigo Lupa: nesse dia, o aluno do Lupa convida um amigo para vivenciar como é o seu dia a dia no programa. Amizade, interação e novas experiências!

Encontro de Gerações: momento repleto de afeto, ternura, emoções e amor para todos os envolvido no processo do projeto Memória e Identidade.

Recital: os estudantes da Educação Infantil realizaram o Recital Heranças Imateriais. Todas as vivências do ano foram reveladas para as famílias durante o evento, por meio de músicas, dança e exposição dos trabalhos realizados.

Celebração: os estudantes do 1º ano encerraram um importante ciclo na trajetória escolar e celebraram esse marco com a presença das famílias.

Agostinianos por Excelência: estudantes que alcançaram mais de 80% no MDC final são certificados e participam de uma cerimônia de homenagem.

Concurso de Oratória: participaram 20 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Uma banca convidada analisou cada discurso e elegeu três estudantes que se destacaram e que foram premiados.

Palestra OAB: os estudantes receberam integrantes do programa “Direito na Escola”, da OAB, que trouxeram uma palestra sobre “Crimes Raciais e seus Impactos“. O objetivo foi conscientizar sobre a importância do respeito à diversidade e a gravidade dos crimes raciais.

Iniciação Científica: durante a Mostra do Mais Ensino Médio, foi realizada a apresentação final dos trabalhos do Programa de Iniciação Científica para alunos do 9º ano ao Ensino Médio.

Mostra do Mais Ensino Médio: foi a culminância dos trabalhos realizados durante o ano letivo com os estudantes. Por meio de oficinas e atividades, as eletivas e os projetos dos núcleos de estudos foram apresentados de maneira criativa e interativa.

Encontro 2º ano: famílias encerraram o ano, conhecendo os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes em um encontro cheio de amizade e partilhas.

Acampa: Eletiva proporcionou aos nossos alunos um mergulho profundo na beleza natural. Através de atividades práticas, eles descobriram a importância da preservação ambiental e cultivaram valores que vão além da sala de aula.

Rito de passagem: 5º e 9º anos celebram uma nova fazer da vida. A troca de segmentos traz muitas novidades e desafios e estamos juntos para seguir nesse novo caminho.

Arte e Cultura

Caraça – Trabalho de Campo: Nada melhor que um trabalho de campo para ampliar o repertório ambiental e de preservação da História dos nossos patrimônios naturais.

Teatro: o Dia dos Deuses é uma maneira de aprender sobre a Mitologia de um jeito divertido.

Sarandeiros: O Grupo apresentou o espetáculo Negra Luz, que proporcionou arte e consciência para nossos estudantes durante a Semana da Consciência Negra.

Aldeia em Ação

Palestra do nascimento ao ninho vazio: na último encontro do ano, a diretora Aleluia Heringer contou sobre os desafios da maternidade/paternidade do nascimento ao ninho vazio.

Oficina de Formação: o Aldeia que Educa promoveu uma oficina para mostrar como apoiar e guiar nossas crianças e adolescentes no mundo virtual.

Roda de Conversa: encontros foram realizados para ouvir estudantes, famílias, colaboradores e professores sobre assuntos variados que permeiam a comunidade escolar.

Paixão pelo Esporte

Handebol: as equipes de handebol feminino sub 14 e sub 16 foram campeãs no torneio Metropolitano Escolar, no módulo prata. Por meio dos festivais, as equipes garantem a interação com outras jogadoras e aprimoram os conhecimentos e técnicas.

Festival de Basquete: a equipe Sub 10 de Basquete participou de um Festival no Olympico Club, em Belo Horizonte. Houve uma rica interação entre as várias equipes, todos apaixonados pelo esporte.

Bronze no Voleibol: a equipe de voleibol feminino sub 16 ganhou o 3º lugar no torneio Metropolitano Escolar.

Conquistas das equipes de Vôlei: 3º lugar para as equipes – Sub-16 – Módulo Único – Metropolitano de Escolas Católicas – Sub-16 – Anec – Sub-12 – Módulo Prata – Metropolitano Escolar – Sub-14 – Módulo Bronze – Metropolitano Escolar

Premiações das equipes de Futsal: Sub 11 – Chave Bronze – FEEMG – 1º lugar e Sub-15 – Copa Arnaldo – 3º lugar

Generosidade que transforma

Visita à creche: os estudantes do 8º ano vivenciaram uma tarde de descobertas ao visitarem uma creche local e compartilharem momentos especiais com as crianças do espaço.

Serviço à humanidade: um grupo de alunos de 9 anos visitou o Asilo Lar de Marcos. Com corações cheios de empatia e uma vontade sincera de compartilhar amor e alegria, eles se aventuraram na casa de repouso.

Visita à SEBE: um grupo de alunos do 9º ano visitou uma creche para adolescentes. Durante o encontro, os estudantes compartilharam risos e histórias com os adolescentes da creche e organizaram uma oficina de culinária.

Cuidados com a Casa Comum

Sensibilização Socioambiental: ação de conscientização do descarte correto de resíduos em sala de aula e no recreio com 54 representantes de turmas e representantes esportivos do 6º ano à 3a série do Ensino Médio

Feira de produtos hidropônicos: os estudantes da Disciplina Eletiva Believe Earth promoveram, ao longo do ano, a venda de produtos hidropônicos que eles cultivam dentro do Colégio e também venderam em parceria com a Associação Pastorinhas.

Agostinianos presentes na comunidade: ação de conscientização do descarte correto de resíduos em sala de aula e no recreio com 54 representantes de turmas e representantes esportivos do 6º ano à 3a série do Ensino Médio.

Jornada ASG: no 2º semestre lançamos a Newsletter ASG com o objetivo de levar à toda comunidade educativa o que de mais importante tem sido realizado por nós na busca por transformações efetivas em benefício da sociedade, do meio ambiente e para uma gestão educacional mais eficaz.

Gestão de Resíduos 2023: avançamos para uma atuação sólida que identifica, mede, registra e destina corretamente os resíduos gerados em cada uma das Unidades. Resultado consolidado de 2023 até outubro com contribuição de todas as Unidades do Colégio Santo Agostinho e Escolas Sociais: Reciclagem: 23,8 Toneladas de papel e plástico – Compostagem: 26,7 Toneladas resíduos orgânicos.

Contato

Fale com a gente! Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.