Conheça algumas atividades realizadas na Unidade Belo Horizonte no 2º semestre de 2023.

Olimpíadas do Conhecimento*

11 medalhas de ouro, 10 de prata, 5 de bronze e 26 honras ao mérito na Olimpíada Nacional de Ciências – ONC.

6 das nossas equipes chegaram à semifinal da 15ª ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil. Nossas alunas Giovana, Isabela e Mariana conquistaram a medalha de honra ao mérito na grande final.

Concurso Canguru de Matemática: recorde de 648 participantes e 421 medalhistas, sendo 49 ouro, 93 prata, 143 bronze e 136 honra ao mérito.

Mais de 400 estudantes participaram da Maratona Agostiniana de Redação 2023.

Olimpíada Mirim – OBMEP: 120 medalhistas, 12 medalhas de Ouro, 36 medalhas de Prata e 72 Medalhas de Bronze.

CoRA – Competição de Robôs Autônomos da UFMG: em sua 10ª edição, categoria avançada, nossos estudantes conquistaram o 1º, 2º e 3º lugares, além de receberem o prêmio de melhor design.

Certificados: nossos estudantes que se destacaram e se dedicaram nas Olimpíadas do Conhecimento, ao longo do ano, foram reconhecidos com certificados de destaque.

*Todas as Unidades do Colégio Santo Agostinho

Escola Viva

Projeto Memória: o trabalho, realizado pelos alunos do 6º ano em homenagem aos avós, foi desenvolvido ao longo do ano com muito carinho, afeto e o principal: memórias inesquecíveis. Durante o encontro, os estudantes recitaram poemas, cantaram músicas e surpreenderam os avós com um livro que resgata e eterniza as suas histórias de vida!

Festa do Ex-Aluno: a alegria do reencontro marcou a nossa Festa, que reuniu cerca de 800 convidados, todos unidos pelo mesmo sentimento da saudade do que vivemos!

Momento Cívico: os estudantes da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio refletiram sobre a comemoração do Dia da Independência do Brasil.

1º Encontrão da Catequese: momento de oração, partilha e formação para os catequizandos. Juntos, famílias e catequistas reuniram-se para um momento de espiritualidade e aprofundamento bíblico.

Jornada das Profissões – Expedição Bem na Vida: evento unificado que promoveu integração e partilha de saberes. Universidades estiveram presentes com estandes cheios de informações e ações divertidas.

Integração dos alunos: “laços conquistados são para sempre” foi o tema da homenagem para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

Mostra das Eletivas: estudantes do MAIS Ensino Médio fizeram apresentações dos trabalhos desenvolvidos ao longo do segundo semestre de 2023.

Simulação Interna Agostiniana – SIA: o Teatro Santo Agostinho foi palco da emocionante abertura da SIA. O evento, organizado pelos estudantes do 9º ano e Ensino Médio, reuniu professores, alunos do Colégio e de diversas instituições de ensino.

Aldeia em Ação

Roda de Conversa: conduzida por Amanda Zanetti, pedagoga, psicopedagoga e especialista em Psicologia Positiva, trouxe reflexões importantes sobre a educação positiva e relações familiares.

“Do nascimento ao ninho vazio”:  palestra do Aldeia que Educa, com Aleluia Heringer, que abordou aspectos fundamentais da jornada da paternidade/maternidade, com práticas e princípios orientadores para criar uma base sólida na educação de filhos.

Uso seguro e responsável da internet por crianças e adolescentes: palestra para as famílias e alunos com o Dr. Mauro Ellovitch, Promotor de Justiça e Coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público MG.

Arte e Cultura

25 anos do Teatro Santo Agostinho: para celebrar a data, a Orquestra Stradivarius apresentou um repertório emocionante com a temática “Clássicos do Cinema“.

Exposição de Arte: inspirados no tema do Mês Agostiniano, “Inteligência + Coração = Compaixão,” e na exposição de esculturas de corações “Big Heart Parade”, os alunos do 6º ano criaram obras cheias de cores e significados.

Semana de la Hispanidad: realizada entre 23 e 27 de outubro, o evento teve como tema “¡Soy loco por ti, América!”.

Grupo Sarandeiros: a convite da Escola Superior Dom Helder, os alunos fizeram uma apresentação especial no encerramento do VII Congresso Internacional de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável – CIDA.

Projeto Stradivarius: apresentação de final de ano do Grupo de Flauta.

Audição da Orquestra de Base: apresentação de encerramento do semestre para as famílias dos estudante.

Semana da Consciência Negra: mostras artísticas culturais sobre a educação, raça e África.

Cantata de Natal: a Orquestra Stradivarius, o Grupo de Flautas e músicos convidados apresentaram a Cantata de Natal! Um momento de reflexão e celebração em que mergulhamos na luz e espiritualidade que o Natal nos traz.

Espetáculo: o Grupo Sarandeiros apresentou o espetáculo “Aquarela Brasileira”, com o intuito de celebrar a riqueza das tradições populares. O espetáculo destacou as cores, encantos e movimentos que compõem o cenário festivo do país!

Generosidade que transforma

Entrega dos certificados de participação: neste ano, somamos 15.642 horas de atuação em projetos sociais. São quase 800 estudantes voluntários espalhados pelas Unidades do Colégio e EPSA.

Show de Talentos: evento realizado pelo Grêmio Estudantil Genius e a equipe do Projeto de Vida Agostiniano da 2ª Série do Ensino Médio. Todo o valor arrecadado foi direcionado às instituições sociais parceiras.

Agostinianos presentes na comunidade: visita à Pastoral de Rua no bairro Lagoinha.

Jogos da Amizade: além da prática de esportes, jogos e brincadeiras, os estudantes trabalham os valores da amizade, da cooperação, do respeito, da gratidão e da honestidade.

Projeto de Vida: estudantes do 9º ano vivenciaram o ‘Serviço à Humanidade’, compreendendo, na prática, a relação do Projeto de Vida com o plano de sociedade que almejam. Uma das ações concretizadas foi a construção de um muro na creche Tia Carminha.

Natal Solidário: cultivando o desejo de ajudar o próximo e colocando em prática os ensinamentos de Santo Agostinho, o Núcleo de Pastoralidade promoveu o Natal Solidário para as crianças das creches Morada Nova e Padre Eustáquio.

Paixão pelo esporte

Jogos Escolares: nossas Equipes Esportivas brilharam nas finais do JEMG, a maior competição escolar do estado, conquistando prêmios no futsal, vôlei de praia e basquete.

Copa Minas Escolar: as equipes masculinas de vôlei (sub 18) e futsal (sub 11 e sub 13), e femininas de vôlei (sub 14 e sub 17) foram campeãs no torneio, realizado pela Liga Mineira de Esportes – LIMES.

Campeonato Metropolitano Escolar: as equipes de basquete feminino (sub 12 e sub 13) foram campeãs do torneio, realizado pela FEEMG.

Campeonato Brasileiro Escolar: nossa equipe de futsal sub 17 desembarcou em Salvador, na Bahia, para representar Minas Gerias no Campeonato, conquistando o 4º lugar!

“Esportes Adaptados e Paralímpicos“: Dando início ao projeto de Educação Física, os estudantes da 2ª série participaram de uma palestra com o tema “capacitismo”, conduzida pela jornalista Mariana Rosa.

Judô: troca de Faixa da equipe de Judô do Colégio Santo Agostinho BH.

Basquete: Sub-13 Masculino foi campeão do Campeonato Metropolitano Escolar 2023 – FEEMG

Cuidados com a Casa Comum

ComPaixão: celebração, reflexão e fortalecimento dos preciosos ensinamentos de Santo Agostinho feito na abertura do Mês Agostiniano.

Pequenas ações, grandes impactos: os alunos do 6° ano prepararam ecobags para 2024, promovendo a reciclagem do papel que será produzido em sala de aula. Juntos, transformamos pequenas ações em grandes impactos!

Inteligência e Coração: os estudantes do 5° ano estão aprendendo sobre Amizade e Compaixão nas aulas de Ensino Religioso e transbordam os sentimentos com desenhos inspirados nos ideais de Santo Agostinho.

Belo Horizonte – Outros Olhares: nossos estudantes do 8º ano apresentaram para as suas famílias os detalhes desse projeto, que envolveu pontos fortes da cidade, como gastronomia, religiosidade e festas populares.

Casa Comum: mostra do projeto “A Sustentabilidade nas Relações de Pertencimento à Cidade”, desenvolvido pelos alunos e professores do 9º ano do Ensino Fundamental.

MINIONU: os alunos da 1ª série do Ensino Médio participaram do MINIONU da PUC-Minas. Uma experiência enriquecedora promovida pelo Departamento de Relações Internacionais, que proporciona uma imersão nas simulações das Nações Unidas.

Jornada ASG: no 2º semestre lançamos a Newsletter ASG com o objetivo de levar à toda comunidade educativa o que de mais importante tem sido realizado por nós na busca por transformações efetivas em benefício da sociedade, do meio ambiente e para uma gestão educacional mais eficaz.

Gestão de Resíduos 2023: avançamos para uma atuação sólida que identifica, mede, registra e destina corretamente os resíduos gerados em cada uma das Unidades. Resultado consolidado de 2023 até outubro com contribuição de todas as Unidades do Colégio Santo Agostinho e Escolas Sociais: Reciclagem: 23,8 Toneladas de papel e plástico – Compostagem: 26,7 Toneladas resíduos orgânicos.

Internacionalização

Canadian High School Graduation: a formatura das turmas do Programa do Colégio Santo Agostinho, unidades Belo Horizonte e Nova Lima, foi realizada no Teatro Santo Agostinho, em uma cerimônia emocionante.

Jornada Mundial da Juventude: sete alunos da Unidade participaram desse evento, realizado em Lisboa, Portugal, que reuniu jovens de todo o mundo. O tema desse ano foi “Alegres na Esperança”, e contou com a presença do Papa.

Programa Canadense: recebemos a visita de Jenny Fawcett, analista pedagógica da equipe da Atlantic Education International – AEI, órgão governamental canadense com o qual possuímos parceria desde 2015. O objetivo foi reafirmar a excelência no programa canadense, ampliado as possibilidades de escolhas e atuação de nossos alunos no Brasil e no mundo!

Canadian High School: os alunos do Programa participaram da corrida de Terry Fox, em BH, engajados nessa tradição canadense que envolve escolas de todo o mundo. Objetivo foi arrecadar fundos para pesquisas sobre o câncer.

Contato

Fale com a gente! Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.